sábado, 31 de maio de 2014

GUARDANDO O CORAÇÃO

Por Geovani Santos

O coração é a sede das emoções e representa o homem integral e o seu caráter. O próprio Senhor Jesus deixou claro isso quando declarou que do coração dos homens emergem toda sorte de maus desígnios.  "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem( Mt 15.19,20).

Em provérbios encontramos uma séria advertência sobre o guardar  as ações do coração. Vejamos:  

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" ( Pv 4:23).

Charles Swindoll em sua obra  "Vivendo Provérbios" assevera:

" Nos textos de Salomão, coração raramente se refere ao órgão físico". [...] "Coração se refere ao nosso ser  interior, a sede de nossa consciência, o nosso núcleo de tomada de decisões, o centro de nossa mente, nossas emoções e nossa vontade".

Partindo desta premissa racional e bíblica devemos antes de mais nada, entender que precisamos num sentido figurado  "pôr guardas" às portas do nosso coração para evitar que o mesmo se torne vil e propenso às fatuidades do mundo com todos os seus apelos hipnóticos os quais conduzem os homens à ruína.

O segredo do êxito na vida espiritual e cotidiana está em disciplinar nossos pendores, caso contrário todos os nossos esforços no afã de crescer espiritualmente serão baldados. Para tanto, precisamos focalizar a necessidade de termos ética em nosso caráter que é um dos distintivos morais do cristão.

Citando Stephen Covey, José Gonçalves em sua obra " Sábios Conselhos Para Um Viver Vitorioso" nos ensina:

" A literatura antiga era focalizada: " no que se poderia chamar de Ética do Caráter, considerada a base do sucesso. - cousas como a integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, justiça, paciência, diligência, modéstia e a regra de ouro( fazer aos outros o que desejamos que nos façam)". 

Um coração indomado não se inclinará a tal busca. Somente quando o submetemos a Deus e ao seu Espírito é que podemos alcançar tais dádivas abencoadoras na vida cristã.

Um comentário: