terça-feira, 11 de março de 2014

TELEIOS E A VIDA DOS SÉCULOS

Geovani Santos



"Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado" ( 1Co 13.10).

Paulo usa a expressão τέλειος( perfeito) para falar de um tempo futuro quando alcançaremos um conhecimento superior para compreendermos todas as coisas das quais hoje somos limitados. 

Entendamos que neste corpo, estamos  completamente incapacitados de conhecermos todas as profundas implicações do evangelho e, também, das insondáveis revelações da verdade divina.

O homem, como ser mortal e, portanto, sujeito à sucessão do tempo, não consegue em sua imperfeição e limitada percepção assimilar as incomensuráveis grandezas etéreas.

Mas, quando transpormos o véu diáfano do tempo e adentrarmos na eternidade, todos os sentidos perfeitamente ampliados saberão de uma perspectiva totalmente nova. Não mais impedidos pelas susceptibilidades humanas, serão capazes de perscrutar conhecimentos nunca dantes ouvidos aqui.

Por esta razão, Paulo ensina aos Coríntios que agora "conhecemos em parte", ou seja, não temos o conhecimento total, perdido com a queda dos nossos primeiros pais no Éden. No entanto, no novo mundo, onde habitará a justiça de Deus, os santos terão suas habilidades restauradas e plenamente afeitas para a vida dos séculos!

João declara:

" Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" ( 1 João 3.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário