terça-feira, 4 de março de 2014

ACAUTELAI-VOS DOS LOBOS


Por Geovani Santos



O mundo está próximo da meia-noite, e é notório que todos os acontecimentos proféticos estejam se dando em escala planetária. Jesus advertiu a sua igreja sobre a iminência de seu retorno e do comportamento característicos dos homens desta época. Da mesma forma, os apóstolos deixaram registrado como seriam os últimos dias da igreja de Jesus neste mundo. Paulo declara:


"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" ( 1Tm 4.1,2).



Paulo afirma que "nos últimos dias" alguns serão levados pelo espírito do erro e apostatar-se-ão do caminho da verdade. Esse desvio se dará pela ação de falsos ensinos que serão introduzidos no seio da igreja e causarão grandes transtornos ao evangelho. Paulo assevera que tais ensinos são provenientes da ação de demônios que açulam os homens ao engano.


O expositor bíblico J. W. Scott reintera sobre esse tempo com as seguintes palavras:


"Paulo testifica que o Espírito deu testemunho do  de que no futuro haverá, da parte de alguns na igreja, abandono da verdade revelada. Fundamentalmente, será isto devido à influência de maus espíritos, e mais imediatamente aos falsos ensinos de homens hipócritas, que servirão de instrumentos desses espíritos maus"


Paulo advertira sistematicamente os crentes de Éfeso que depois de sua morte adentrariam a igreja "lobos cruéis" que não poupariam o rebanho. O apóstolo adverte aos efésios, dizendo-lhes:


"Sei muito bem que, quando vos deixar, hão-de aparecer no vosso meio falsos mestres que como lobos ferozes não pouparão o rebanho. Há mesmo alguns de vocês que torcerão a verdade só para arranjar adeptos"(At 20.29,30).


Atente para o fato de que Paulo enfatiza que é do "meio" da igreja que surgiria o falso ensino. Alguns levados por vaidade pessoais ou mesmo por partidarismo torceriam as Escrituras para alcançar alguma vantagem proselitista. Quem está por detrás de tais comportamentos, todavia, é o Diabo. Através de seus demônios, espalha a cizania no trigal e perverte os santos caminhos do Senhor. O próprio Jesus desses afirmou:


"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores" ( Mt 7.15).


Repare que esses indivíduos terão uma aparência de crentes. No entanto, o ensino transmitido pelos mesmos não procede de fonte divina. Eles aparentam ser uma coisa, mas na verdade são outra totalmente diferente. Embora sejam persuasivos, esse tipo de persuasão é satânica. Eles ludibriam os incautos com falácias, pois são hábeis nas artes do engodo". Precisamos estar atentos a essas exortações e vigilantes afim de não sermos atraídos pelas iscas sutis que o inimigo deixa cair no caminho para apanhar suas presas. Por esta razão, as palavras de Jesus são atualissimas:


"Acautelai-vos" (Mt 7.15). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário