terça-feira, 1 de junho de 2010

UM FALSO DISCURSO




Ser perseguido é o que muitos crentes na atual conjuntura não desejam. A igreja hodierna ajusta a sua teologia e o seu discurso aos novos paradigmas da modernidade, e no afã de agradar a gregos e troianos adota o expediente "politicamente correto" de não ferir susceptibilidades alheias. No entanto, à medida que amolda a sua dialética a esse falso discurso, cada vez mais perde de vista a sua missão profética de denunciar os desvios dos homens, sejam estes, crentes ou não crentes. 
Quem pode dizer como João Batista: "E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” (Mt 3.7). Ou como Jesus: "Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?” (Mt 23.33).

Os profetas, Jesus ou João batista não se importavam com susceptibilidades e nem tampouco se a suas mensagens seriam ou não aceitas; ou ainda se iriam ou não para a cadeia ou mesmo para morte por falar a verdade. “O que importava era falar o que Deus queria que fosse falado.” Quem tem ouvidos para ouvir ouça “(Mc 4.9).
Se temermos ser presos ou perseguidos por falarmos a verdade é porque ainda não fomos exercitados plenamente em nosso íntimo pela mesma. Amoldamos-nos a um estilo cristão medíocre. Amamos o bem-estar e o comodismo e a nossa vida sem relevo nos faz viver um pseudo-cristianismo de aparências que não leva em si as marcas da renúncia e da abnegação em prol do Reino Cristo sobre a terra. Como bem disse Orlando Boyer no livro os heróis da fé: “O Salvador espera e o mundo carece."
E o que o salvador espera de nós? Permita-me colocar algumas coisas:
1.  Espera nosso despertamento para que façamos a sua obra com denodo. 
2. Espera que despertemos do sono indolente para que com fervor possamos bradar bem alto: Jesus Salva, cura, batiza com Espírito Santo e leva para o céu. Simples?
Era esse o tema dos dois moços suecos (Daniel Berg e Gunnar Vingren), que desembarcaram no Brasil com uma chama peito e uma bíblia na mão.
Que possamos nós voltar à simplicidade do evangelho antes que seja tarde demais para isso. O tempo se abrevia e o que podemos fazer, façamos logo em nome de Jesus.
“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus" (Ef 5.14-16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário