segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Milagreiros, Milagres e Retété




Recentemente passei em frente a uma das muitas igrejas do famigerado “apóstolo milagreiro” Valdomiro Santiago. Logo na entrada, próximo à porta, havia um grande cartaz colorido com os horários das reuniões e o título das campanhas realizadas durante a semana. O banner continha letras garrafais bem realçadas e uma imagem grande do “apóstolo” sorrindo, usado como chamariz para atrair os fiéis a seus cultos.


Como sempre, o que é enfatizado nestas reuniões é o milagre, o alívio dos males que afligem as pessoas, a prosperidade e o bem-estar. Aliada à imagem do “apóstolo”, que já ganhou notoriedade através dos seus programas em várias emissoras de televisão, o cartaz serve como eficaz estratégia de marketing visual para divulgar os dotes miraculosos do milagreiro.


Essa igreja adota o mesmo expediente de outras tantas igrejas neo-pentecostais já conhecidas. O uso de amuletos ou símbolos usados como referenciais de fé e a exploração das carências e necessidades do povo. Para comprovar isso pude ouvir, com tristeza em meu coração, a veiculação da seguinte propaganda através de um carro de som alugado pela Igreja Mundial que rodava pelos bairros de minha cidade proclamando: “Venham receber a toalhinha ungida pelos obreiros e a água abençoada no monte”. O pior é que as pessoas acreditam nisso e lotam tais reuniões.


Tal discurso parece tão hipnotizador que até mesmo crentes de igrejas conhecidas nossas que ensinam a sã doutrina são levados a tais movimentos, muitos dos quais sem o conhecimento ou anuência dos seus pastores. Dia desses encontrei um irmão conhecido meu, da Assembléia de Deus, que abandonou a sua velha igreja e adotou a Igreja mundial como a sua nova “casa espiritual”. Está procurando milagres, que segundo ele não mais são vistos na sua antiga igreja. Ledo engano.


Assim como a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), a Igreja mundial adota o mesmo discurso em seus trabalhos. Oferece-se o alívio imediato para todos os problemas, sejam financeiros ou espirituais. Adotam uma linguagem agressiva, muitas vezes destituída de senso bíblico, atribuindo todas as mazelas dos indivíduos a demônios ou a maldições latentes nos mesmos, os quais são considerados as causas do sofrimento e do insucesso na vida. Tudo isso com o apoio de um maciço e poderoso aparato midiático.


Com tais ensinos e estratégias ardilosas esses movimentos arrebanham multidões, que em busca de soluções imediatas e mágicas para os seus males afluem a tais reuniões, tornando-se presas fáceis de espertalhões e charlatães que se aproveitam da credulidade alheia para se locupletar e expandir os seus impérios.


Infelizmente nós vivemos em uma época em que a bíblia não é levada em consideração. O que é pregado por esses indivíduos é aceito sem quaisquer ponderações. Percebe-se que não existe qualquer criticidade na maioria das pessoas que afluem a essas aglomerações. Daí tornarem-se objetos de manipulação nas mãos de hábeis prestidigitadores da fé.


Outro aspecto negativo perceptível no povo evangélico de nossos dias é a busca de experiências místicas. Não se contentam com a palavra de Deus. Querem poder, experiências transcendentais e outras sensações extraordinárias que os elevem ao nível metafísico. É exatamente aí que mora o perigo. Uma vez em busca destas coisas, caem nas malhas dos lobos travestidos de pastores que os usam como massa de manobra para engordar suas contas bancárias e expandir seus negócios milionários.


Nesta onda de modismos surgem até mesmo neologismos que são assimilados pela galera do “movimento” e passam a fazer parte do seu jargão cotidiano. Um exemplo disso é a palavra retété ou retreté. É o que tenho ouvido. Nestas duas formas. Tal termo é aplicado ao movimento pentecostal. Diz respeito às pirotecnias típicas e evoluções características das vigílias e cultos onde sapateiam,dançam, rodopiam, profetizam, entregam revelações, e outras coisas do gênero. As pessoas que participam destes movimentos são conhecidas como a turma do retété de Jeová.


Para estes, se você não se enquadrar nesse perfil, é considerado crente de segunda classe e tradicional. Pra fazer parte da turma do retété tem que ter fogo no pé, dizem. Tudo isso tem o seu ponto nevrálgico no afastamento doutrinário. O abandono dos princípios elementares norteadores da fé cristã produziram um pseudo-evangelho baseado em experiências místicas e não na solidez da doutrina e ensinos apostólicos. No seu bojo, tais afastamentos produziram indivíduos espiritualmente doentes e desequilibrados no tocante ao verdadeiro sentido do Evangelho. Veja o que o Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho declara em seu artigo “ A saúde doutrinária  e espiritual da Igreja” :




 “A ausência de boa doutrina produz enfermidades nas igrejas. Há igrejas enfermas. E pastores idem. Por se desprezar a simplicidade do evangelho, surgem esquisitices, multiplicidade de seitas e igrejas de livres atiradores. Isto também se vê no escasso impacto que causamos no mundo, e nos problemas morais que se sucedem um após outro. A beligerância entre grupos e pessoas lutando por espaço e por clientela mostra uma espiritualidade deficiente. Muitos grupos não têm doutrina nem espiritualidade. A ausência de doutrina não causou espiritualidade. Não a obstou nem a sua ausência produziu. Há igrejas e pastores não saudáveis.”


Muitos são os ministérios que estão surgindo atualmente. Muitos dos quais estão apenas imitando o modelo doentio de Evangelho que tem suas raízes no movimento de prosperidade, quebras de maldição, cura interior, psicologização, etc. Todas estas manifestações já conhecidas nossas e, portanto, perigosas à sã doutrina são o carro-chefe de muitos líderes que se inspiram em outros líderes mentirosos para propagar o erro. O apóstolo Paulo assevera:


“ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Ts 2.1-4).




Precisamos nos precaver de todo o ensino contrário à palavra que muitas vezes é imposto com uma roupagem de inovação, mas não passa da velha mentira satânica camuflada de uma nova roupagem que serve de engodo aos incautos crentes preguiçosos da leitura bíblica. Tais ensinos heréticos precisam ser rechaçados e não tolerados. Porque levam ao tropeço na fé e à perdição. Que Deus guarde nossas igrejas do fermento de iniqüidade, isto é, a falsa doutrina e o falso ensino que contaminam e causam danos à fé.


Soli Deo Gloria! 




Um comentário:

  1. OLÁ QUERIDO IRMÃO, PRIMEIRAMENTE MUITO OBRIGADA PELA VISITA EM MEU BLOG!

    QUANTO A SUA POSTAGEM,NÃO CONCORDO COM TUDO O QUE VC DISSE, NÃO SOU DA IGREJA QUE VC CITOU, TB NÃO CONCORDO COM TUDO QUE ELES FALAM E FAZEM, MAS NÃO POSSO JULGA-LOS, SE ELES SÃO CHARLATÃO OU NÃO, SEI QUE FALAM DE DE DEUS E MUITOS SE CONVERTEM A CRISTO, MUITOS ESTÃO ALI SÓ PRA VER MILAGRES,EU ENTÃO IMAGINO A MULTIDÃO QUE SEGUIA JESUS... MUITOS ESTAVAM ALI SÓ PRA VER QUE TUMULTO ERA AQUELE, OUTROS GRITAVAM TENDE MISERICORDIA DE MIM, OUTROS SÓ RECEBIA O SEU MILAGRE E IAM EMBORA, OUTROS AMAVA A CRISTO, OUTROS SÓ ESTAVAM NO MEIO DA MULTIDÃO PROCURANDO UM ERRO DE CRISTO PARA CONDENA-LO.
    E É EXATAMNETE O QUE ESTA ACONTECENDO HJ, TALVES SE DEUS RESOLVESSE DESTRUIR NOSSA GERAÇÃO, E SE ELE PROCURASSE ALGUNS VERDADEIROS ADORADORES PARA SALVAR, ( COMO FEZ EM SODOMA) POUCOS DE NOS SE SALVARIA, MAS DEUS É RICO EM MISERICORDIA!

    QUANTO A IMAGEM QUE VC CITOU QUE USA DO APOSTOLO PARA CHAMARISCO, CONCORDO, POIS MUITAS VEZES CRISTO DEIXOU DE SER O FOCO, QUANTO AO RETETE, SOU UMA PESSOA AVIVADA, GOSTO DE VIVER NO ESPIRITO, MAS OS DONS DO ESPIRITO SÃO MUITOS, NÃO É PORQUE ALGUEM NÃO CAI NO RETETE QUE NÃO É ESPIRITUAL, O IMPORTANTE NÃO É CAIR NO ESPIRITO E SIM VIVER NO ESPIRITO.

    MINHA TRISTEZA É SABER QUE CRISTO HOJE ESTÁ ATRAS DE GRANDES NOMES, E NÃO O CONTRARIO, NINGUEM FALA DA CRUZ, SO MILAGRES E MILAGRES...
    EU PENSO ASSIM: NÃO ME DEIXO CONTAMINAR, PONHO TUDO A PROVA E RETENHO APENAS O QUE É BOM, NÃO JULGO POIS SOU PECADORA COMO TODOS.

    FIQUE NA PAZ!

    ResponderExcluir