quinta-feira, 4 de agosto de 2016

PASTORES TIRANOS OU LOBOS?

Resultado de imagem para pastores ou lobos charges


Por Geovani F. dos Santos


É fato que muitos "pastores" têm extrapolado a órbita de suas atribuições à luz das Santas Escrituras e também o espectro de sua atuação como dispenseiros de Cristo, a qual deve ser sempre embasada em muito equilíbrio e direção do Espírito Santo. Quando o pastor, equivocadamente, desvia-se da verdadeira proposição de seu cargo e função dentro do contexto da igreja e, com efeito, passar a agir como se a mesma fosse sua propriedade particular ou, em outras palavras –  como o seu feudo – este pastor está demonstrando um completo descompasso com o que a própria Bíblia preconiza e exorta aos que exercem funções de autoridade. O apóstolo Pedro deixa bem claro: “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada:  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (1 Pedro 5.1-4).

Este versículo petrino, enfoca, sobretudo, que os pastores devem tomar muito cuidado com os seus comportamentos e atitudes em relação ao seu rebanho. O verdadeiro pastor, chamado e vocacionado por Deus, compreende ser o servo-dos-servos e não um déspota arrogante e obstinado que faz o que bem quer sem o mínimo reconhecimento de que todas as suas atitudes imponderadas e incontinentes serão julgadas pelo Senhor da Igreja, ou seja, aquele a quem de fato pertencem as ovelhas do rebanho.

Na Bíblia encontramos inúmeros pesos e sentenças dirigidos a pastores, por exemplo: Deus condenou os pastores gananciosos que não compreenderam a vontade dele e conduziram o povo ao pecado (Isaías 56:9-12). Jeremias transmitiu as palavras do Senhor sobre pastores maus: "Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos" (Jeremias 10:21). "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! — diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor" (Jeremias 23:1-2).


As palavras judiciosas dos santos profetas do Altíssimo, dirigidas aos líderes de Israel, são avisos solenes e altissonantes de que o Senhor não dormita em ouvir o clamor do seu rebanho e dá aos que permanecem em sua intransigente caminhada de orgulho e insensatez, o pago por suas imposturas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário