quarta-feira, 24 de agosto de 2016

INDIGNAÇÃO

Por Geovani F. dos Santos


Domingo à tarde, moradores do bairro Colinas do Peró em Cabo Frio, revoltados pela demora da Prefeitura Municipal de Cabo Frio em recolher o lixo da comunidade, resolveram depositar todo o lixo no meio da rua.  O trânsito de veículos foi impedido no local e causou transtorno aos motoristas, que tinham de fazer o retorno até o centro do Jardim Esperança pela estrada velha de Búzios.

O que se via eram montões de sacos de lixo amontoados uns sobre outros e restos de entulho sobre a via, colocados como forma de protesto contra o descaso do governo municipal. Os moradores atearam fogo ao lixo e uma espessa nuvem de fumaça tóxica subia aos céus e podia ser vista de longe por quem passava.

Os membros da comunidade cobram providências do poder público não apenas pelo lixo que não tem sido coletado no bairro, mas também porque os terrenos do condomínio têm sido usados para o despejo de restos de construção e entulho, trazidos por caminhões e depositados clandestinamente na localidade. Pode-se ver os montões de detritos que se acumulam nos lotes, que já se tornaram um imenso bolsão de sujeira a céu aberto.


No centro do grande Jardim Esperança e adjacências não é diferente. Sofás, cadeiras, material de demolição, galhos   e restos orgânicos em decomposição fazem a festa de cães, urubus e roedores, avidamente em busca de alguma sobra doméstica que lhes satisfaça a gana por comida. O fedor resultante da putrefação é insuportável e pode-se ver o chorume escorrendo pelas calçadas apinhadas de moscas. A população está abandonada e a revolta está estampada nos olhos e nas palavras indignadas dos que se sentem traídos pelos seus representantes legislativos que, diga-se de passagem, há muito não dão às caras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário