sexta-feira, 7 de março de 2014

TESOUROS PRECIOSOS

Geovani Santos


As palavras dos sábios devem ser fixadas no  coração como tesouros preciosos, as quais, observadas, serão um guia seguro na caminhada. O sábio Salomão disse: "Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, é o sábio repreensor para o ouvido atento" ( Pv 25.12).

As repreensões dos sábios podem parecer a princípio dolorosas, detestáveis e despropositadas; todavia, são bálsamo curativo aos que se deixam exercitar pelas mesmas. O coração humano, por vezes, se mostra imestrável, não afeito às reprimendas e contumaz em suas práticas contrárias à vontade divina. Contudo, o látego da correção de Deus extirpará toda, e quaisquer excrescências  adâmicas da natureza humana. Portanto, torna-se imperioso atentar para voz do Senhor como única capaz de orientar a vida do homem no caminho da retidão.

O Salmista Davi tinha conhecimento desta voz e das curativas reprimendas divinas, pois ele mesmo declara: 

" Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra" (Sl 119.67).

Deveras, Davi aprendera com os próprios erros cometidos. A sua vida fora marcada por inúmeros fracassos e tragédias lamentáveis, entretanto, sempre encontrou refúgio em um Senhor perdoador e misericordioso. A existência de um dos maiores monarcas da história de Israel retrata fielmente que, apesar de toda fraqueza humana, Deus sempre manifesta sua amorável graça. Eis a grande diferença na vida de um pecador!

Obviamente, o homem precisa demonstrar um espírito de quebrantamento e de arrependimento das obras mortas. Aquele que sonda os corações conhece muito bem o que vai no interior de cada indivíduo. Por mais hábil ou sagaz que este pareça ser, não poderá fugir Daquele cujo olhar é como " chama de fogo" ( Ap 1.14).

No final, ficará sempre a constatação de que o pecado não compensa em hipótese alguma e, só poderão ser exitosos na vida, os que abdicarem de sua própria vontade para obedecer o mandado divino. Renúncia e abnegação, portanto, são imprescindíveis. O Senhor Jesus retratou bem isso quando disse categoricamente: 

"Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me"(Mt 26.24;Mc 8.34; Lc 9.23).

Nesta palavra está o conselho de Deus a todas às pessoas. Uma vez que homem é livre para escolher, cabe a ele decidir-se ou não pelo caminho estreito. As consequências das escolhas erradas serão colhidas na eternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário