quinta-feira, 28 de março de 2013

SOB AS BARBAS DA LEI

Por Geovani F. dos Santos


Os brasileiros são roubados todos os dias por mãos grandes, ávidas por rapina. Os que deveriam primar pela boa conduta, lisura e probidade administrativa são os primeiros a se lançar aos despojos. Fazem isso na cara limpa, à luz do dia e sob às barbas da lei. Mas que lei! No Brasil, a terra do jeitinho, a lei é apenas um embuste para otários, ou convenhamos, um simulacro de interesses escusos. Quem pode confiar numa justiça enviesada, atrelada a interesses partidários, comprometida com figurões obscuros  e destoante de um discurso igualitário. A lei do Brasil só serve para  pobre, que se pego em algum delito, apodrece na cadeia. Rico paga uma boa banca advocatícia e safa-se numa hora pela força do dinheiro. Os outros, que se danem!




Já virou moda no país ser malandro, que o digam os políticos, campeões da tergiversação e do engodo.  O pior é que sempre a verdade é a grande violentada. Mas, como a mentira têm pernas curtas, eles sempre tropeçam em alguma indiscrição ou segredo de alcova guardados a sete chaves. Bem disse Jesus, "nada há encoberto que não haja de ser revelado".


É neste caminho escorregadio que muitos dignitários acabam deslizando depois de terem seus mistérios trazidos à baila por algum jornalista de plantão ou mesmo por um acólito decepcionado  que rompe o pacto de silêncio. Desta forma, a poeira vai para o ventilador e a coisa se torna pública, com direito às primeiras páginas e infatigável cobertura da mídia. Já assistimos muitos destes filmes com cenas e enredos diferentes. Qual será o próximo? Estamos no aguardo.


Outro fato corriqueiro é a iniquidade social. Vivemos em um país continental que ostenta as marcas de anos de malversação de seus recursos e de uma flagrante desmoralização política. Enquanto milhões são desviados pelos ralos da corrupção, gastos indevidamente em lautos banquetes e viagens mundo afora com direito a séquito e bobos da corte, centenas de brasileiros são vítimas da inércia e do descaso de governos relapsos que não têm compromisso  com a vida alheia. Enquanto pessoas estavam sofrendo a perda dos seus entes pelas tragédias já anunciadas em decorrência das chuvas na região serrana, o figurão do Estado do Rio de Janeiro desfilava de turista numa partida da NBA. Quanto descaso com o próximo!

Isso demonstra o grau de solidariedade e de consideração que estes senhores têm pelo povo. O mesmo povo que votou neles é agora vítima de suas escolhas. Voto errado mata mais que arma de fogo! É só conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário