domingo, 6 de janeiro de 2013

ELIAS, UM EXEMPLO DE FIDELIDADE AO DESÍGNIO DO SENHOR


Por Geovani F. dos Santos


Os homens de Deus do passado foram importantes instrumentos para consolidação dos propósitos divinos no tocante ao seu povo. A história do profeta Elias retrata bem essa declaração. Numa época dominada pela idolatria, apostasia e abandono do verdadeiro culto ao Senhor, o exemplo de fidelidade deste corajoso profeta conduz a sérias discussões sobre a conduta do crente face uma sociedade descrente, secularizada, plural e avessa aos princípios bíblicos.


                                             

O teor da mensagem de Elias e a sua ousada missão profética num momento de extrema crise econômica, social, moral e, sobretudo, espiritual foram sumamente essenciais para o retorno da nação israelita à religião pura estabelecida pela Lei de Moisés. Não há nenhum resquício de transigência do profeta com o governo corrupto de Acabe e sua malévola esposa Jezabel. O compromisso com a verdade divina estavam acima de  qualquer benesse ou prerrogativas políticas. Em outras palavras, usando um termo popular, profeta não pode ter " rabo preso". Seu ofício envolvia a denúncia do erro praticado, portando, imparcialidade, insençao e transparência eram virtudes capitais para tão espinhosa tarefa. 

Acabe, influenciado pela maquiavélica Jezabel, levara todo o povo a se afastar do Senhor. Sua perseguição implacável aos que insistiam em permanecer fiéis aos preceitos de Jeová levara muitos servos à morte. Deuses estranhos eram cultuados nos montes de Israel numa verdadeira afronta à santidade do Altíssimo. Diante de um quadro tão desanimador como esse, somente uma ação divina poderia mudar o curso dos acontecimentos. É aí que entra em cena uma das personagens mais notórias da historia de Israel - o profeta Elias. Sua missão consistia em confrontar os pecados dos governantes, conclamar o povo a se voltar à verdadeira adoração e entregar com clareza os vaticínios relacionados ao futuro da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário